domingo, 22 de abril de 2012

Oficina e Luisa em Brasília!!

Nesta semana estarei em Brasília, no Festival Mulher em Cena, promovido pelo Instituto Arcana.


Na programação está a oficina O Corpo Permeável, que abordará aspectos técnicos e criativos do processo de criação do espetáculo Luisa, que também está na programação.


A oficina acontece nos dias 27 e 28 de abril e o espetáculo no dia 29 de abril!


Para mais informações acesse:


http://festivalmulheremcena.blogspot.com.br

segunda-feira, 9 de abril de 2012


Instruções para a oficina Por uma voz que dança: corpo, voz e escuta em processos de criação cênica

1Decorar um texto de no mínimo 5 linhas, de qualquer fonte (romance, peça teatral, conto, etc.) exceto poesia ou letra de música. Pode ser um texto que você já tenha memorizado.
2.        
Selecionar em sua casa 3 músicas que você possa definir como referência sonora para você: seja pela voz do cantor/cantora, estilo musical, o impacto que a música causa em você. Importante que o critério seja a sonoridade e não somente a letra da música. As músicas devem ter a presença da voz humana, independente do formato (coral, ária, música popular, vocalize, ladainha, gritaria, etc.) e você não precisa saber cantá-las. Ouça estas músicas algumas vezes durante a semana, tentando perceber quais os aspectos da sonoridade destas músicas que o atraem tanto, detalhes que chamam a sua atenção.
3.     
  Separar o trecho curto de um livro que você adora, e levar para a oficina (não é preciso decorar). Pode ser sobre qualquer coisa, em qualquer formato, mas precisa ser um trecho que seja realmente significativo para você.
4.       
 Pensar em uma história da sua vida, de curtíssima duração (máximo 3 minutos) que possa ser compartilhada na oficina. Pode ser completamente banal: ex. o dia em que eu quebrei o braço ou como perdi minhas malas no aeroporto. Levar um objeto que você associa a esta história (muito simples, como uma colher, um sapato, etc., pode ser completamente metafórico).
5.      
 Inventar uma história de mentira da sua vida; pode ser plagiando histórias de amigos, de pessoas conhecidas ou desconhecidas, qualquer fato que seja uma mentira, mas que você saiba contar como se fosse uma memória sua. Tenha imaginação: plagie uma situação de alguém que admira, uma situação que lhe comove, pode ser baseado em personagens fictícios ou pessoas reais. Duração máxima da mentira: 3 minutos. Levar também um objeto que você associa a esta história (muito simples, como uma colher, um sapato, etc., pode ser completamente metafórico).

6.        
Memorizar uma canção, frase melódica, cantiga, qualquer material cantado que você se interessa em cantar, que lhe agrada, e que você saiba de cor, pode ser muito simples. Para os cantores, podem preparar uma música de trabalho do seu repertório para usar como material da oficina (não precisa estar perfeita, pode até mesmo ser uma que você tenha dificuldade). O importante é ter esse material sonoro memorizado.

sábado, 7 de abril de 2012

Lista de Selecionados

Oficina - Por uma voz que dança

Lista de selecionados:
Daiane Dordete
Marcos Klann
Maria Fernanda Jacobo
Fernando Zimmerman
Oto Henrique Bezerra da Silva
Michele Schiocchet
Najla Elisângela dos Santos
Katia de Arruda
Lucas Gabriel Viapiana
Luciana Corrêa
 Mônica Cristina Moreira Bernardes
Oberdan Piantino
Renatha Flores
Carolina Andaló Fava
Elenice do Nascimento
Maria Rachel de Souza Chula
Anderson Barbarotti
Angela Cristina Jurkevicz
Márcio Scolmeister
Eduardo Silveira
Diogo Vaz Franco
Susana Steil
Maíra Wiener


Lista de espera:
1.       Beth Guedin
2.       Elaine Cristina Silveira
3.       Ryana Gabech de Oliveira
4.       Elisangela Poletto dos Santos
5.       Halana Faria
6.       Lucas D´Ávila de Castro
7.       Myrtille Dusoleil
8.       Renata Ferreira
9.       Marina Medeiros de Albuquerque
10.   Tales Isaias Wottrich Hanke
11.   Gabriela Medeiros de Souza
12.   Pedro Gibbon
13.   Isis Michel
14.   Tania Farinon
15.   João Carlos Pereira Hoeller
16.   Dario Souza da Silva
17.   Caroline Serafim Dias
18.   Andreia Tonial Zanella
19.   Cecilia Kleine
20.   Olivia Dias

Instruções gerais para a oficina:
1.       Vir com roupas confortáveis para a realização de exercícios físicos e trazer água mineral. Trabalharemos descalços.
2.       Aqueles que estiverem rouc@s, gripad@s e sem voz por qualquer motivo, é desaconselhável participar da atividade.