Currículo



A intérprete-criadora Barbara Biscaro atua há dez anos como cantora, atriz, preparadora de atores e diretora cênica em diversas cidades de Santa Catarina, tendo ministrado oficinas e circulado com trabalhos teatrais e musicais por Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Brasília, Buenos Aires (Argentina), Imola (Itália), Falmouth (Reino Unido) e Aberystwyth (Pais de Gales), entre outros. É doutora em teatro pelo Programa de Pós Graduação em Teatro da UDESC.

No intuito de criar um repertório de espetáculos e performances que pesquisam a palavra cantada na cena e dramaturgias para o teatro influenciadas pela linguagem musical, Biscaro trabalha desde 2010 com parcerias na realização de seus trabalhos cênico-musicais. Artistas como o cenógrafo Roberto Gorgati, o pianista e compositor Alberto Andres Heller, o violinista e ator Fernando Bresolin, a soprano Samira Hassan e a atriz Cláudia Sachs são algumas das parcerias estabelecidas ao longo dos anos na criação de espetáculos como A Menina Boba (2010/2012), Récita – tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar (2014). Os espetáculos têm circulado nacional e internacionalmente, e Barbara Biscaro foi recebida como artista convidada no ano de 2012 do Research Seminar Series com a versão em italiano/inglês de A Menina Boba na Aberystwyth University (Gales). Na Itália faz parcerias com artistas como Sabine Uitz e o T.I.L.T. (Imola), entre outros. Circula com seus espetáculos, oficinas e palestras em festivais nacionais e internacionais, tais como o Giving Voice 13, realizado pelo  CPR - Centre of Performance Research (Reino Unido) em april de 2015.

As direções cênicas que vem executando nos últimos três anos envolvem companhias e núcleos de criação interessados no trabalho de preparação de atores/cantores e na criação de dramaturgias cênicas de Biscaro, tais como a Cia. Experimentus Teatrais, com o espetáculo intimista Luisa (Prêmio Myriam Muniz -2010), o projeto VivaVoz UDESC em uma parceria de dois anos com as montagens de uma adaptação de O Fantasma da Ópera (2012) e a ópera La Traviata (2013), o grupo Dromedário Loquaz com o projeto ZYK 693 contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz/FUNARTE (2014), o coral da UDESC com o maestro Sérgio Figueiredo e o coro profissional Polyphonia Khoros, da maestrina Mércia Mafra Ferreira. Coordena em parceria com Monica Siedler, Glaucia Grigolo e Marisa Naspolini o projeto Vértice Brasil, encontro e festival internacional de teatro feito por mulheres ligado à rede internacional The Magdalena Project, que teve edições nos anos de 2008, 2010, 2012 e 2014 e desenvolve continuamente atividades com foco na internacionalização da arte de mulheres produzida no país.