A
intérprete-criadora Barbara Biscaro atua há dez anos como cantora, atriz,
preparadora de atores e diretora cênica em diversas cidades de Santa Catarina,
tendo ministrado oficinas e circulado com trabalhos teatrais e musicais por
Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Brasília, Buenos Aires (Argentina),
Imola (Itália), Falmouth (Reino Unido) e Aberystwyth (Pais de Gales), entre outros. É doutora em
teatro pelo Programa de Pós Graduação em Teatro da UDESC.
No
intuito de criar um repertório de espetáculos e performances que pesquisam a palavra cantada na cena e dramaturgias
para o teatro influenciadas pela linguagem musical, Biscaro trabalha desde 2010
com parcerias na realização de seus trabalhos cênico-musicais. Artistas como o
cenógrafo Roberto Gorgati, o pianista e compositor Alberto Andres Heller, o
violinista e ator Fernando Bresolin, a soprano Samira Hassan e a atriz Cláudia
Sachs são algumas das parcerias estabelecidas ao longo dos anos na criação de
espetáculos como A Menina Boba (2010/2012),
Récita – tudo aquilo que chama a atenção,
atrai e prende o olhar (2014). Os espetáculos têm circulado nacional e
internacionalmente, e Barbara Biscaro foi recebida como artista convidada no
ano de 2012 do Research Seminar Series
com a versão em italiano/inglês de A
Menina Boba na Aberystwyth University
(Gales). Na Itália faz parcerias com artistas como Sabine Uitz e o T.I.L.T.
(Imola), entre outros. Circula com seus espetáculos, oficinas e palestras em festivais nacionais e internacionais, tais como o Giving Voice 13, realizado pelo CPR - Centre of Performance Research (Reino Unido) em april de 2015.
As
direções cênicas que vem executando nos últimos três anos envolvem companhias e
núcleos de criação interessados no trabalho de preparação de atores/cantores e
na criação de dramaturgias cênicas de Biscaro, tais como a Cia. Experimentus
Teatrais, com o espetáculo intimista Luisa
(Prêmio Myriam Muniz -2010), o projeto VivaVoz UDESC em uma parceria de dois anos com as montagens
de uma adaptação de O Fantasma da Ópera
(2012) e a ópera La Traviata (2013),
o grupo Dromedário Loquaz com o projeto ZYK 693
contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz/FUNARTE (2014), o coral da UDESC com o maestro
Sérgio Figueiredo e o coro profissional Polyphonia Khoros, da maestrina Mércia
Mafra Ferreira. Coordena em parceria com Monica Siedler, Glaucia Grigolo e
Marisa Naspolini o projeto Vértice Brasil,
encontro e festival internacional de teatro feito por mulheres ligado à rede
internacional The Magdalena Project,
que teve edições nos anos de 2008, 2010, 2012 e 2014 e desenvolve continuamente atividades com foco na internacionalização da arte de mulheres produzida no país.